Aonde você foi é “aonde você mora”?

November 16th, 2009 by Juliano Olimpio dos Anjos Leave a reply »

Como na língua falada é quase impossível distinguir o uso de “onde” e “aonde”, na língua escrita muita gente ainda comete algumas gafes com eles dois sem nem sequer perceber.

O advérbio de lugar “onde” só é utilizado para indicar lugar e não aparece associado a verbos de movimento, por isso é correto perguntar “Onde você está?”, já que “estar” não indica movimento.

O “aonde” – junção de “a” + “onde” – pede verbo de movimento, isto é, a ação tem que indicar movimento, o que não acontece na famosa frase da música do grupo Cidade Negra, “aonde você mora?”. “Morar” é um verbo que não indica movimento, por isso, seguindo a norma culta da língua, o correto seria cantar “Onde você mora?”, porque é um lugar fixo e que não fica andando, correndo… Outro exemplo dessa gafe tão comum é usar “onde você vai?” quando o correto seria usar “aonde você vai?” porque o verbo ir implica movimento, ir à algum lugar.

Mesmo que a gafe seja pequena na língua falada, uma hora ela poderá ser grande na língua escrita, por isso é aconselhável percebê-la e corrigi-la, assim evitamos situações pouco embaraçosas, mas ainda assim, embaraçosas.

Advertisement

1 comment

  1. mile gatinha says:

    eu amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo quases anjos te adoro

Leave a Reply